PRINCIPAIS BENEFÍCIOS EM FAZER O MAPEAMENTO DE PROCESSOS DA SUA EMPRESA

PRINCIPAIS BENEFÍCIOS EM FAZER O MAPEAMENTO DE PROCESSOS DA SUA EMPRESA

pessoas estudando e analisando o mapeamento de processos de uma empresa

É uma tendência mundial empresas investirem cada vez mais recursos financeiros e humanos para entender e otimizar os seus processos. Isso ocorre porque elas têm visto como esse investimento pode trazer retorno duradouro em um curto intervalo de tempo. Um retorno tanto em quesito financeiro como na qualidade do trabalho.

O Mapeamento de Processos é um serviço muito executado em fusões, novos negócios e para modificar negócios já existentes. Para esclarecer como esse projeto pode auxilia-lo escolhemos algumas vantagens em aplicar esse tipo de projeto na sua empresa.

“É uma tendência mundial empresas investirem cada vez mais recursos financeiros e humanos para entender e otimizar os seus processos.”

Reconhecimento dos gargalos operacionais

Os gargalos operacionais são todas as etapas do processo que limitam a capacidade final de produção. Acabam portanto, atuando como redutores no índice de produtividade porque impedem que o processo seja executado num menor intervalo de tempo.

Reconhece-los é o primeiro passo para alcançar as metas estabelecidas pela empresa. Após reconhece-los é possível traçar planos de ação para desenvolver um melhor funcionamento da produção.

Controle do processo produtivo

Reconhecer o processo com um todo permite identificar os pontos fortes e fracos de maneira precisa e clara. Reconhecer os pontos falhos, desnecessários ou que pouco agregam valor é fundamental. Torna possível propor e aplicar mudanças, controlando o processo produtivo de acordo com a necessidade de momento.

Padronização do processo produtivo

Algo valorizado pela maioria das empresas é a padronização do processo produtivo. A padronização permite implementação de técnicas que irão assegurar a qualidade do produto ou serviço prestado pela empresa. Além disso auxilia na repetição e segurança no processo executado.

Gestão do conhecimento

Manter os processos da sua empresa de maneira organizada e registrada por meio de um mapeamento de processos evita perda de informações e permite que todos os colaboradores conheçam o sistema de maneira mais detalhada.

Desta forma evita-se perdas com a saída de colaboradores da empresa, visto que a alta rotatividade é uma realidade dentro da maioria dos mercados devido a alta competitividade.

Aumento da produção

Falando sobre aspectos técnicos, o mapeamento de processos possui alguns objetivos. São eles: aumentar a produção da sua empresa, alterar o processo atual de alguma forma que cause um impacto na atividade fim da empresa, ultrapassar as atividades operacionais e remodelar a linha produtiva. Tudo isso sempre buscando oportunidades de diminuição de custos e ganho de tempo.

Melhora na qualidade

A melhoria da qualidade é uma consequência indireta quando se aplica esse projeto dentro de uma empresa. Apesar de indireto é de extrema importância e uma das principais razões que as empresas têm para aplica-lo.

Deixar cada etapa da atividade mapeada e documentada diminui o acontecimento de erros pontuais ou até mesmo frequentes.

Através da padronização tende-se a alcançar um produto de maior qualidade com menor desperdício de matéria-prima e em um menor intervalo de tempo. Garantindo dessa forma consistência e repetição no quesito qualidade. Esse quesito pode ser medido através dos índices de produtividade dos colaboradores e do desempenho financeiro da empresa.

Esperamos que nosso texto tenha lhe ajudado a entender como a otimização do processo produtivo pode trazer benefícios à sua empresa. Todavia, é normal que a aplicação ainda seja algo de difícil visualização.

Quem somos

Empresa Júnior desde 2011 atuando no mercado profissional com qualidade e capacidade de realizar projetos com alta performance e atender as necessidades de nossos clientes.

Horário de funcionamento

Segunda a sexta
10:00 – 18:00

Telefone

(11) 2766-7327

Acompanhe-nos

Rolar para o topo