As 8 etapas do Projeto Arquitetônico

As 8 Etapas do Projeto Arquitetônico

Luma Carvalho

Pessoa fazendo planta, etapa do projeto arquitetônico

O Projeto Arquitetônico é constituído por peças gráficas que são a representação de uma ideia, um espaço imaginado. Esse projeto possibilita a construção de um ambiente, seja ele residencial ou comercial com o propósito de minimizar falhas e patologias. Desse modo será possível garantir a qualidade e segurança da edificação.

PRIMEIRA ETAPA 

Para dar início ao cronograma do projeto, a primeira etapa é realizar uma reunião com o cliente. É importante fazer a coleta de dados, bem como o alinhamento de expectativas. É esse o momento onde será passado os critérios cruciais para o desenvolver do projeto.

Na maioria das vezes, o projeto arquitetônico é a realização do sonho do contratante, por isso essa etapa é a base para qualquer ideia que possa surgir, estar de acordo sempre com o que o ciente desejaria de ver, entender seus gostos e preferências.  

Nessa etapa é válido ressaltar o peso de um bom estudo do terreno em que se executará o projeto. Esse estudo deve constar todos os detalhes mais importantes sobre o solo do local para ser decidido como será feita a estrutura do ambiente. Além disso, a localização do terreno é de extrema importância para obter informações de Zoneamento da região como a metragem máxima permitida, sua taxa de permeabilização do solo, etc.

SEGUNDA ETAPA 

Após todo o levantamento de dados sobre as preferências do cliente e sobre o terreno, os projetistas poderão partir para a segunda etapa. Nessa etapa será feito o anteprojeto do local, em que serão criados croquis, que consistem em esboços do projeto pretendido. Assim que algumas opções estiverem prontas, são enviadas para o cliente revisá-las e determinar qual será o esboço que dará base ao projeto. Caso o cliente não tenha se interessado por nenhum esboço, os projetistas se alinharão a fim de entender o que precisam melhorar e o que alterar para conseguir a aprovação do cliente e assim passar para a próxima etapa do projeto.

TERCEIRA ETAPA

Com a aprovação do anteprojeto, os projetistas pulam para terceira etapa do projeto que se trata da realização das peças gráficas do local. É nesse momento onde serão feitas a Planta Baixa e a Planta de Layout.  

A Planta Baixa viabiliza a visualização da disposição dos cômodos do imóvel, assim como suas respectivas áreas e perímetros. É um desenho técnico de um determinado imóvel que facilita a sua construção.  

A Planta de Layout adicionada móveis, máquinas e afins à Planta Baixa. Esse acréscimo de elementos torna a Planta essencial para o cliente facilitar a maneira de visualizar os ambientes de seu imóvel. Aumenta sua consciência em relação ao tamanho do ambiente e quais coisas poderá colocar quando estiver pronto.

QUARTA ETAPA

Finalizando a terceira etapa, a quarta é composta pelo Projeto Executivo. Nessa fase será feito toda a realização da planta baixa do local e a partir disso será desenvolvido todos os detalhamentos essenciais para que a execução do projeto seja feita da maneira mais simples e segura possível. Dentre esses detalhamentos, são inclusos os Cortes, Vistas, Elevações, Plantas de Implantação, Paginação de Piso e Memorial Descritivo da edificação.  

Cortes, Vistas e Elevações são o panorama de quem está olhando de frente para os cômodos. Nessas peças gráficas de corte e vista, será facilitada a visão das alturas de peças fixas como lavatórios, sanitários, torneiras e outras saídas de águas. Já nas Elevações é possível a visualização da fachada frontal, traseira e laterais da construção.   

A Planta de Implantação é a visualização aérea da casa, ou seja, a casa vista de cima. Nessa planta podemos enxergar o espaço do terreno que a construção está ocupando, sua área permeável, área externa e o telhado.  

A Paginação de Piso é o momento em que se faz toda a coleta de dados sobre pisos e revestimentos que o cliente irá escolher para usar na construção. Através das informações de altura e largura dos revestimentos, é feita uma análise afim de minimizar cortes nos pisos e revestimentos. Com essa análise será viável definir onde o piso terá início de instalação.  

No Memorial Descritivo será feita uma descrição do projeto e de especificações do mesmo, tais como tamanho de portas, janelas e pisos, a fim de sanar qualquer dúvida que tenha ficado em aberto sobre o projeto para a realização da obra. Isso possibilita ao cliente melhor descrição e detalhamento de seu projeto, bem como pleno entendimento do mesmo para que, posteriormente, haja uma reprodução fiel.

QUINTA ETAPA 

Com a conclusão da quarta etapa, será iniciada a quinta etapa onde será feito o Projeto Legal. Nesse projeto será feito as peças gráficas para conseguir o alvará da prefeitura vigente para dar início à construção. Mais conhecido como Projeto Simplificado, ele não mostra detalhes de cômodos como as outras plantas. Esse projeto indica as áreas construídas computáveis e construídas não computáveis que segue a Lei de Uso e Ocupação de Solo da cidade onde o terreno se localiza. Após ser feita toda a padronização nos moldes do que a prefeitura local exige, será necessário o engenheiro responsável pelo projeto emitir uma Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) para enviar o Projeto Simplificado para Prefeitura.  

Na quinta etapa, também será feito o Projeto Estrutural do Imóvel. Ele consiste em pegar a análise feita do solo do terreno e determinar qual será a melhor forma de fazer uma boa base para construção, trazendo segurança à estrutura. Para firmar a casa, pode-se usar estruturas metálicas ou pilotis, escolha que depende muito da situação financeira do cliente, bem como do tamanho da construção e o quão firme ela precisa ser.  

Toda construção necessita de passagens de águas e eletricidade, assim a sexta e sétima etapa são, sucessivamente, Projeto Hidráulico e Projeto de Instalações Elétricas.

SEXTA ETAPA 

A sexta etapa trata-se do Projeto Hidráulico do imóvel. Esse, faz todo o mapeamento de entradas e saídas de águas. Fazendo o uso das Normas Aplicáveis, ele dimensiona as tubulações e outros complementos do Sistema Hidráulico. O projeto tem como princípio mostrar o caminho que a água faz, desde sua coleta, até seu destino final: o esgoto.

SÉTIMA ETAPA  

O Projeto de Instalações Elétricas é a sétima etapa e ele tem como objetivo a transferência de energia desde uma fonte, em geral a rede de distribuição da concessionária ou geradores particulares, até os pontos de utilização (pontos de luz, tomadas, motores, etc.) e visa a proteção das pessoas que utilizarão cada ambiente do imóvel contra possíveis choques elétricos.

OITAVA ETAPA 

A oitava e última etapa é a realização de uma Modelagem 3D do seu imóvel. Essa etapa é opcional, seria um complemento para o resto do projeto. A modelagem 3D ou Maquete Eletrônica consiste na elaboração de um modelo tridimensional de uma edificação ou de seus ambientes, partindo de sua planta baixa e da planta Layout.

A modelagem tem como intuito a aproximação máxima do modelo à realidade, possibilitando a visualização do resultado de um projeto antes mesmo de sua execução por meio de fotos realistas, vídeos e maquetes. A qualidade do resultado é viabilizada por um processo de renderização do modelo tridimensional, que possibilita a alta definição das imagens selecionadas, bem como a visualização de detalhes com a riqueza de luzes e texturas em diversos ângulos.

Apesar de não ser obrigatória, ela agrega valor ao projeto além de possibilitar a visualização do seu Projeto Arquitetônico, sendo assim capaz de fazer as alterações antecipadamente.

Conclusão

Seguir todas as etapas e respeitar a ordem delas é de extrema importância para que o projeto tenha um bom andamento. Pular partes ou querer apressar processos pode resultar em um gasto financeiro muito maior no futuro. Confie no profissional que está fazendo o seu projeto ou executando a sua obra!

 

Comunicação de membros usando plataformas digitais,smartphones e tablets

TÍTULO DO TEXTO

memorial descritivo

TÍTULO DO TEXTO

memorial descritivo

TÍTULO DO TEXTO

Quem somos

Empresa Júnior desde 2011 atuando no mercado profissional com qualidade e capacidade de realizar projetos com alta performance e atender as necessidades de nossos clientes.

Horário de funcionamento

Segunda a sexta
10:00 – 18:00

Telefone

(11) 97694-5672

Acompanhe-nos

Rolar para o topo
Mande uma mensagem!
1
Conte como podemos te ajudar!
Olá!
Agora você pode falar com a EJEM, pelo WhatsApp.