4 APLICAÇÕES DA IMPRESSORA 3D

Gustavo Peixoto

Ao passar das revoluções tecnológicas e industriais, partimos de uma manufatura lenta, manual e de baixa versatilidade para uma mecanizada, automatizada e incorporando desde ligas metálicas até materiais poliméricos. Atualmente, com o advento da Indústria 4.0 estamos dando os nossos primeiros passos para a Manufatura Aditiva, contando como uma de suas maiores promessas a impressão 3D.

A impressão 3D consiste na produção de um projeto a partir do filamento ou de pellets do seu devido material, os passando para o estado fundido e os depositando em camadas. Ou seja, a partir do material bruto e uma impressora, iremos obter um produto novo e totalmente customizado em apenas algumas horas, podendo ser na própria residência e/ou na sua empresa.

Desse modo, a redução de custos e desperdícios cai drasticamente fazendo com que recursos, eficiência e produtividade aumentem significativamente.

Algumas das aplicações para a impressão 3D são:

1)    Construção civil

Uma startup chamada Icon, localizada no Texas anunciou uma casa funcional de quase 75 metros quadrados (considerando a área externa, aparentemente) que ficou pronta em menos de 24 horas, custando cerca de US$ 10 mil, mas a startup espera que, com o devido planejamento, esse valor caia para US$ 4 mil por unidade.

Utilizando a impressão 3D a base de concreto, é possível otimizar o tempo de construção e diminuir os custos em mão de obra. Além disso, é permitida uma inovação para modelos criativos que possam ser implementados sem exigir os altos custos tradicionais.

 

2)    Estoque

Com a crescente demanda de produtos cada vez mais personalizados, a impressora veio como inovação e promessa para o fim dos estoques. Com a compra do material determinado e um design digital realizado de acordo com o gosto do cliente, produtos  como roupas, sapatos, acessórios e etc, serão fabricados a partir da compra pelo cliente. Dessa maneira, um produto exclusivo e personalizada para cada pessoa será feito e entregue ao consumidor em menos de 24 horas.

 

3)    Indústria de transporte

Uma das maiores empresas fabricantes de impressora 3D, a alemã BigRep, desenvolveu a primeira e-Motocicleta totalmente funcional e impressa em uma impressora 3D. A motocicleta NERA tem todas as partes não elétricas impressas, 15 no total, que incluem pneus, aro, estrutura e assento. Não são apenas peças impressas, elas são feitas para ter desempenho.

Apesar disso, o modelo não deve chegar ao mercado, já que consiste apenas em um estudo de design dos laboratórios de inovação da empresa, o NOWLab. Sua proposta é diferente do LSEV, carro construído por impressoras 3D com previsão de estrear no mercado já em 2019. Apesar disso, a ideia representa um avanço nas tecnologias de construção de veículos sobre duas rodas.

 

4)    Medicina

Para a medicina, espera-se que, em um futuro não tão distante, a impressão 3D seja utilizada para salvar vidas de milhares de pessoas que esperam por um órgão. No entanto, como esta realidade ainda é longe, algumas empresas e universidades já estão usando tal tecnologia para as aplicações de: planejamento e simulação cirúrgica para que o médico possam treinar antes de realizar o procedimento desejado & para a fabricação de próteses para que o usuário possa ter uma peça artificial personalizada com tamanho e encaixe exatos.

 

No entanto para o projeto ser produzido pela Manufatura Aditiva é necessário ter o mesmo em formato CAD (Computer Aided Design) o qual consiste em projetos de design feitos em computador. Através do mesmo, é possível modificar e personalizar, além de realizar testes físicos, químicos e elétricos estimando com precisão sua resistência e comportamento à diferentes cenários e às suas diferentes aplicações.

 

O Núcleo de Projetos Mecânicos da Empresa Junior Engenharia Mackenzie, através do serviço de Modelagem 2D/3D, realiza o projeto em formato CAD de acordo com o gosto e necessidade do cliente. Através do mesmo, são realizados os respectivos cálculos de esforços mecânicos além da escolha do melhor material para a utilização em suas aplicações, podendo assim utilizar a Impressão 3D para a sua produção. Tudo isso com a paixão, qualidade e determinação de uma das melhores empresas juniores do país.

Caso queira saber mais sobre as soluções que a Empresa Júnior Engenharia Mackenzie oferece entre em contato conosco.



Rolar para o topo