Entenda mais sobre a Análise SWOT e como ela pode te ajudar

Theo Regis Duburule Baptista

Análise de dados e cenários, da mesma forma que Análise SWOT

 

A Análise Swot é basicamente a avaliação de diversos aspectos, e  é denominada análise SWOT (do inglês strengths, weaknesses, opportunities, threats.) Mas e em português, qual o significado da matriz SWOT?  Análise das Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças, o que alguns chamam de análise FOFA ou matriz FOFA.

E para que se possa chegar ao resultado apropriado desta análise por meio da ferramenta SWOT, é preciso dividir o ambiente onde se encontra a empresa em duas esferas:

  • Ambiente Externo
  • Ambiente Interno

Não temos dúvidas que depois da leitura deste texto, além de conhecer a matriz SWOT, você vai saber como fazer a análise SWOT sem medo de fazer errado.

 

Entenda a Análise SWOT

A Análise SWOT é um sistema de análise. Ele serve para  situar ou examinar a posição estratégica de um negócio em seu ramo de atuação. E por conta de sua simplicidade para ser usada, pode servir para fazer muitos tipos de análise de cenário ou ambiente, desde a criação de um site à gestão de uma empresa..

Entenda o conceito de Análise SWOT e seus objetivos

Pode-se dizer que a ideia da Análise SWOT está em sua abundante utilização como forma de gestão para o estudo dos ambientes interno e externo da empresa.

Isso é feito por meio de um reconhecimento e análise dos pontos mais fortes e fracos da empresa, e das oportunidades e ameaças às quais ela está exposta no momento.

Faz parte da ideia de Análise SWOT também, a identificação assertiva dos fatores que influenciam na forma que tal negócio funciona fornecendo informações relevantes no decorrer de seu planejamento estratégico.

Podemos separar a análise SWOT de uma empresa em duas partes:

  • Ambiente interno, onde são identificados os pontos fortes e as fraquezas de uma empresa;
  • Análise do ambiente externo, onde podemos ver as ameaças e as oportunidades.

Alguns dos objetivos da Análise SWOT

 

  • Efetuar um estudo das análises externas e internas.
  • Identificar itens chave para a gestão da empresa, o que implica estabelecer prioridades de atuação.
  • Efetuar opções estratégicas para a empresa: riscos e problemas a resolver.
  • Fazer um diagnóstico da empresa: fortalecimento dos pontos positivos, indicação de quais pontos devem melhorar, chances de crescimento, aumento das oportunidades, etc.
  • Realizar uma previsão de vendas conforme for estudado as condições do mercado e capacidade da empresa no geral.
  • Ambiente interno (Forças e Fraquezas)
  • Ambiente externo (Oportunidades e Ameaças)

O que é análise SWOT quanto ao ambiente interno

O ambiente interno da empresa é formado pelo conjunto de recursos humanos, financeiros, entre outros, sobre os quais é possível exercer maior controle, pois são resultado de estratégias definidas pela direção.

Nesse ambiente é possível ver os pontos fortes, correspondentes aos recursos e capacidades que juntos podem se transformar em um força para a empresa em relação aos seus concorrentes. E os pontos fracos, que são as deficiências que a empresa apresenta em comparação com seus concorrentes.

Portanto, as forças e fraquezas se encontram dentro das fronteiras de sua empresa. É internamente que podemos manejar e administrar de forma estratégica, com controle sobre cada fator.

Mas como estudar tudo que ocorre dentro da empresa?

Para isso, devemos classificar o desempenho e a importância das características de quatro pontos gerenciais: marketing, finanças, produção e organização, conforme a lista abaixo:

 

Marketing:

  • Distribuição
  • Equipe de vendas
  • Preços
  • Qualidade de produtos e serviços
  • Reputação da empresa
  • Satisfação e retenção de clientes

Exemplos de forças de marketing: equipe de vendas experiente; canais de distribuição bem desenvolvidos; marca conhecida.

Exemplos de fraquezas de marketing: produtos com fama de baixa qualidade; atendimento ao cliente lento e pouco efetivo; preços pouco competitivos.

Financeiro:

  • Caixa
  • Capital

Exemplos de forças financeiras: empresa capitalizada; uso de bons softwares financeiros empresariais.

Exemplos de fraquezas financeiras: empresa sem acesso a crédito; assessoria contábil fraca e ineficiente.

Produção:

  • Capacidade produtiva
  • Conhecimento técnico
  • Instalação / maquinário
  • Qualificação da mão de obra

Exemplos de forças de produção: processos automatizados; maquinário moderno; excelente equipe de manutenção.

Exemplos de fraquezas de produção: mão de obra sem o treinamento necessário; equipamentos poluentes e que gastam muita energia; falta de planejamento de lotes econômicos de produção.

Gestão:

  • Empreendedorismo
  • Liderança
  • Motivação dos colaboradores

Exemplos de forças de gestão: planejamento estratégico bem feito, uso de softwares de gestão empresarial.

Exemplos de fraquezas de gestão: uso de controles em planilhas eletrônicas, papel e e-mail; lideranças com pouca experiência.

 

O que é análise SWOT quanto ao ambiente externo:

O ambiente externo é composto por fatores que existem fora dos limites da organização e, que de alguma forma, exercem influência sobre ela.

Este é um ambiente sobre o qual não existe controle, porém deve ser monitorado continuamente, pois é base para o planejamento estratégico.

A análise do ambiente externo é comumente dividida em fatores macro ambientais (questões políticas, demográficas, tecnológicas, econômicas etc.) e fatores micro ambientais (fornecedores, parceiros, consumidores e etc) que devem ser constantemente acompanhados, antes e após a definição das estratégias da empresa.

Desta forma, por meio deste acompanhamento será possível identificar em tempo hábil as oportunidades e as ameaças que se apresentam.

Finalmente, se considerarmos que os fatores externos influenciam de forma homogênea todas as empresas que atuam em um mesmo mercado, podemos afirmar que somente aquelas que conseguirem melhor identificar as mudanças e tiverem agilidade para se adaptar é que conseguirão tirar melhor proveito das oportunidades sofrendo uma menor quantidade de danos e ameaças.

Tudo aquilo que está fora do controle da empresa pode ser considerado ambiente externo.

É nesta esfera que normalmente podemos identificar as oportunidades e as ameaças para as quais a empresa deve se preparar.

Devemos considerar exemplos de oportunidades em todas aquelas condições ambientais em que a empresa pode se beneficiar. Isso pode ser com lucro ou fatores que permitam atender às necessidades e desejos dos consumidores de forma vantajosa sobre a concorrência.

Ameaças podem ser definidas como a possibilidade de influências negativas sobre faturamento e lucro impostas por uma tendência ou situação desafiadora.

Para facilitar a análise SWOT, podemos dividir o ambiente externo em dois conjuntos de fatores:

Forças Macroambientais:

  • Demográficas
  • Econômicas
  • Tecnológicas
  • Políticas
  • Culturais, entre outras

Exemplos de oportunidades macroambientais: acesso a uma nova tecnologia que os concorrentes ainda não dominam; queda da taxa de juros; câmbio favorável à importação de determinada matéria-prima.

Exemplos de ameaças macroambientais: mudança de hábitos de consumo da população que não se interessam mais por seus produtos; problemas climáticos causando aumento de preços de um insumo importante para a empresas;  aumento de impostos.

 

Agentes Microambientais:

  • Concorrentes
  • Clientes
  • Distribuidores
  • Fornecedores

Exemplos de oportunidades microambientais: fechamento de uma empresa concorrente; abertura de uma universidade na cidade onde a empresa se localiza.

Exemplos de ameaças macroambientais: incorporação de 2 distribuidores por um maior, diminuindo a concorrência; abertura de um shopping center na cidade vizinha.

Principais vantagens da análise SWOT

Pode ser aplicada em negócios de qualquer porte

Não importa o tamanho de sua empresa, a Análise SWOT oferecerá o mesmo nível de confiabilidade de dados. Para pequenos ou micro negócios, o processo é basicamente o mesmo, com apenas alguns ajustes pontuais. Por exemplo, em vez de analisar o mercado e as oportunidades de maneira global, pode restringir a região do empreendimento.

Proporciona mais segurança à tomada de decisões

A Análise SWOT permite ao empresário uma atuação muito mais confiável perante os desafios do mercado, já que ele passa a conhecer seus pontos fortes, suas fraquezas, como isso afeta a empresa e, principalmente, quais as medidas necessárias para alcançar melhores resultados.

Aumenta o engajamento com seu público

Com base nas informações obtidas a respeito do comportamento do consumidor e quais estratégias a concorrência tem investido para ser escolhida, é possível tomar decisões mais assertivas em relação à forma como o negócio se relaciona com o público-alvo, assim como ele se comporta nas redes sociais e nos demais canais de relacionamento da empresa.

Quem somos

Empresa Júnior desde 2011 atuando no mercado profissional com qualidade e capacidade de realizar projetos com alta performance e atender as necessidades de nossos clientes.

Horário de funcionamento

Segunda a sexta
10:00 – 18:00

Telefone

(15) 99615-4524

Acompanhe-nos

Rolar para o topo
Mande uma mensagem!
1
Conte como podemos te ajudar!
Olá!
Fale com a EJEM pelo Whatsapp e faça seu orçamento agora!