5 Adaptações em Imóveis para Pessoas com Limitação

Nara Pontes

Acessibilidade e limitação

 Acessibilidade não é mais luxo ou diferencial, agora é obrigação! É necessário assegurar o direito de acessibilidade a todas as pessoas, adaptando, residências, prédios, empresas, consultórios e comércios.  Saiba quais são as adaptações necessárias para o seu imóvel residencial ou comercial fornecer conforto, independência e permanecer regularizado, conforme normas da ABNT.

1 – Rampas

Visando melhorar a acessibilidade de pessoas com limitações físicas é indispensável a instalação de rampas de acesso. Contudo, alguns requisitos devem ser observados no momento da adaptação. Vejamos: checar sempre o nível de inclinação da rampa, o qual não deve superar 8%; evitar a utilização de pisos e cerâmicas escorregadios, e se for o caso, adicionar fitas e tapetes antiderrapantes; instalar barras de apoio (corrimão).

2 – Banheiros

Por se tratarem de ambientes úmidos e escorregadios, responsáveis pela maioria dos acidentes domésticos, os banheiros merecem grande atenção.

As alterações nos banheiros são as mais indispensáveis. É necessário trocar os tipos de privadas e pias, e também, alterar as suas alturas. Além disso, é importante colocar barras de apoio dentro dos boxes, próximos às pias e as privadas.

Outra medida muito eficaz é a instalação de pisos/tapetes/fitas antiderrapantes. Esses materiais, auxiliados pelas barras de apoio, reduzem drasticamente os acidentes ocorridos por escorregamentos.

3 – Ambiente mais clean

Visando facilitar a locomoção das pessoas que necessitam de cadeiras de rodas, andadores e muletas, é importante que os ambientes sejam cleans. Para isso devem possuir apenas os moveis necessários e preferencialmente com poucas quinas, para evitar possíveis acidentes.

4 – Nivelamento dos pisos

Outro causador de acidentes domésticos, e principal limitador de acesso a pessoas portadoras de deficiências físicas, são os desníveis. Evitando-se utilizar diferentes tipos de materiais entre os ambientes e o uso de carpetes e tapetes.

5 – Portas e corredores

As portas e os corredores devem ter uma largura mínima de 0,9m para que todas as pessoas possam se locomover sem possíveis choques.

Portas e corredores estreitos tornam-se inacessíveis para a movimentação e acesso de pessoas que necessitam do auxilio de cadeiras de rodas e andadores para locomoção.

Deste modo, deve ser observado o tamanho e a largura mínima contidas nas regras da ABNT.

Para maiores informações quanto às regras e adaptações necessárias para tornar um ambiente mais acessível, consultar o manual de regras da ABNT 

Quem somos

Empresa Júnior desde 2011 atuando no mercado profissional com qualidade e capacidade de realizar projetos com alta performance e atender as necessidades de nossos clientes.

Horário de funcionamento

Segunda a sexta
10:00 – 18:00

Telefone

(15) 99615-4524

Acompanhe-nos

Rolar para o topo
Mande uma mensagem!
1
Conte como podemos te ajudar!
Olá!
Fale com a EJEM pelo Whatsapp e faça seu orçamento agora!