Como abrir seu próprio negócio com pouco dinheiro?
Fernando Bonavina Borrego

Quantas vezes você já teve vontade de abrir o próprio negócio e achou que não tinha dinheiro suficiente? Quais os métodos mais eficazes? Por onde começar? Há alguma maneira de ter uma garantia de que meu negócio será viável? Essa e outras dúvidas são muito frequentes e comuns antes de tomar decisões.
No cenário atual, fazer um investimento sem saber se haverá retorno já se torna um empecilho na abertura de um negócio, é e aí onde várias pessoas desistem da abertura. Porém com os avanços do mundo tecnológico hoje é possível saber se a ideia que você tem é viável ou não e em que forma de comércio é mais interessante investir, qual o prazo de retorno do investimento (PayBack), qual será o capital de giro estimado do seu negócio e possíveis investidores. O nome desse serviço é chamado de plano financeiro, ele faz parte do plano de negócios de uma negócio.
Atualmente, existem várias formas de comercialização, porém as que mais se destacam são loja física (onde é feita abertura de uma loja para fazer a comercialização do produto) e existem hoje plataformas de e-commerce (a qual você investe em um site e realiza a venda online).
A maneira mais fácil para abertura de um negócio com pouco dinheiro é investir em um e-commerce. A proposta dele é fazer vendas online, dessa maneira fica isento de gastos com local para o negócio, contratação de funcionários para trabalhar e contas que seriam geradas se você optasse por uma loja física. Existem várias plataformas de e-commerce disponíveis, basta escolher a que melhor se adapta ao seu negócio.
“A maneira mais fácil para abertura de um negócio com pouco dinheiro é investir em um e-commerce.“
Porém se a ideia de um e-commerce não agrada, a comercialização por loja física é uma saída. É importante ressaltar que não se tem muito para investir, sendo assim pode-se ter outras saídas, como buscar patrocínio de marcas, (que necessita de uma reunião para apresentar o modelo de negócio. O plano de negócios dará maior credibilidade e embasamento para explicações sobre seu modelos), investir em abrir kioski em galerias comerciais, realizar participação em feiras que tenham a ver com seu segmento de atuação e como última opção partir para um empréstimo.
Como vimos, é importante ressaltarmos de que independente de como você for realizar a abertura é do seu negócio é muito interessante e importante fazer um plano de negócio, ele é a base fundamental para fazer um negócio começar a funcionar.
Quem somos
Empresa Júnior desde 2011 atuando no mercado profissional com qualidade e capacidade de realizar projetos com alta performance e atender as necessidades de nossos clientes.