Qual é a importância de ter um laboratório bem estruturado?

Qual é a importância de ter um laboratório bem estruturado?

Vitória Bonifácio

As cores das paredes e a iluminação do laboratório colaboram para ele seja um local adequado de trabalho para análises químicas.

Qual é a verdadeira importância de se manter um laboratório químico, ou mesmo que seja um laboratório clínico, bem estruturado e adequado para se trabalhar? Será que nós damos o devido valor para o planejamento de um local apropriado para os funcionários trabalharem? Isso é um pouco do que abordaremos neste espaço e com certeza nos ajudará a compreender melhor a importância de uma estrutura adequada nesse local de trabalho.

Quando chegamos a um laboratório, observamos diversos equipamentos diferentes que muitas vezes não sabemos qual é a sua finalidade, porém cada um deles tem a sua devida importância para manter a segurança de todos os funcionários que ali trabalham; dessa forma, a estrutura de um laboratório de análises exige a presença de uma série de equipamentos, tanto os que são para manter a funcionalidade das tarefas, quanto os que são puramente elementos de segurança. Como os locais onde foram colocados as bancadas, foram examinados para que pudessem abrir espaço para que os técnicos possam atravessar os corredores com segurança, sem que exista qualquer possibilidade para tropeços em coisas que estiverem no meio do caminho; e assim serve para todos os equipamentos, como o Chuveiro Lava Olhos, por exemplo, que precisa ser instalado em um lugar de fácil acesso, pois em casos de emergência, a pessoa precisa ter acesso a uma enorme quantidade de água no instante seguinte ao que ocorreu o  acidente. 

A segurança dos funcionários que estão trabalhando é de extrema importância, isso é um fato inegável, desde as instalações físicas até os equipamentos necessários, tudo é indispensável para que os trabalhadores tenham a segurança que visa a proteção destas pessoas em casos de acidentes. Segundo o ranking mundial de 2019 da Organização Internacional do Trabalho (OIT) o Brasil ocupa o quarto lugar com o maior número de mortes devido a acidentes no trabalho e a maioria desses acidentes ocorre em decorrência das condições não adequadas no local de trabalho. Essas vidas são trabalhadores comuns que são expostos aos riscos todos os dias, por isso deveríamos nos preocupar mais com qual estrutura que os nossos laboratórios estão estabelecidos.

Gostaria de conhecer mais sobre a OIT? Clique no link: //www.ilo.org/brasilia/conheca-a-oit/lang–pt/index.htm

Mas como podemos fazer para deixar os nossos laboratórios mais seguros para os profissionais que estão trabalhando todos os dias naquele local? Pois como qualquer instalação, os laboratórios têm uma regulamentação própria a ser seguida, feita por alguns órgãos que visam justamente a segurança dos funcionários. Como a Anvisa, o Ministério da Saúde, as Secretarias Estaduais de Saúde, a ABNT e ainda outras que procuram sempre corrigir detalhadamente situações com potenciais riscos, qualquer coisa que possa comprometer a saúde dos trabalhadores. São órgãos que entendem a importância de se ter um local de trabalho visando obter os menores parâmetros para ocorrência de acidentes.

Existem normas, que buscam minimizar esses acidentes, que devem ser abordadas no momento em que o laboratório está sendo estruturado, como espaço mínimo que deve-se ter numa área para que o trabalhador possa prestar serviço sem maiores complicações, e ainda ambientes de apoio que devem seguir a norma para área mínima também; tudo isso contribui para a buscarmos uma melhor condição de trabalho para os profissionais que trabalham em laboratórios e existe sim a importância de procurarmos atender essas normas para colaborar com a maior segurança para essas pessoas. Além disso, respeitar essas medidas é fundamental para o bom funcionamento do laboratório, para que o profissional possa atender às suas tarefas diárias com qualidade; quando o laboratório não apresenta uma área bem organizada e estruturada, pode ser que não exista espaço para a disposição de equipamentos necessários para as análises ou pode ser que um regente ao lado de outro que desconhecemos reaja causando problemas como incêndios, ou gases perigosos; por isso é importante que o laboratório seja bem planejado e esteja bem organizado.

Todos os negócios que precisam de um laboratório precisam procurar adequá-lo a essas normas em busca da segurança dos seus funcionários. O tamanho do local é apena um primeiro ponto que deve ser pensado, devemos também dar atenção a temperatura do local para que nenhum reagente sofra qualquer tipo de alteração dentro do seu devido local de armazenamento, para que não haja qualquer chance de ter incêndios ou até mesmo explosões, comprometendo assim a saúde perfeita dos trabalhadores. 

O gerenciamento de resíduos, sejam sólidos ou líquidos, é de suma importância que eles sejam descartados da maneira correta, conforme os determinados órgãos regulamentares para a preocupação com a limpeza do local, mas também para não haver riscos como a mistura de reagentes inflamáveis e explosivos. Tudo deve ser feito com o devido cuidado para que os funcionários possam trabalhar em segurança. Cor das paredes e bancadas, e a iluminação do laboratório são importantes também para que os funcionários possam realizar as análises sem problemas, fazendo o possível para que exista mais luz natural, diminuindo as várias dificuldades que se tem no momento de se obter o resultado correto para as análises. Toda essa preocupação com um espaço adequado para realizar as análises químicas são facilitadores de tarefas para se apresentar os resultados certos e permite que os resultados sejam mais precisos, aumentando assim a qualidade da linha de produção da empresa.

Gostaria de conferir sobre Guias para auxiliar a identificar riscos e tratar deles? Acesse: //meusalario.org.br/trabalho-decente/guias-auxiliam-a-identificar-e-tratar-acidentes-de-trabalho-1

A estrutura de um laboratório de análises químicas depende de uma série de fatores, sendo que cada um deles são de extrema importância para que o desempenho dos funcionários seja o de melhor qualidade possível; a forma como o laboratório está disposto e organizado influencia diretamente na performance dos trabalhadores do local, que dependem dessa segurança para serem bons profissionais, para colaborarem com a empresa e para realizarem o seu trabalho sem maiores riscos à sua saúde.

O número de acidentes no local de trabalho só vai diminuir quando nos comprometermos a cuidar da segurança dos laboratórios. E como podemos fazer isso? Adquirindo formas de prevenção contra esses acidentes. Cada laboratório exige tipos de cuidados diferentes, assim como tem cuidados que deve-se ter em todos os laboratórios em comum, como extintores de incêndio. Devemos ter o cuidado de fazer um “diagnostico de riscos”, onde serão avaliados todos os pontos no local de trabalho onde os funcionários estão correndo riscos que poderiam ser prevenidos, evitando assim todo o tipo de acidentes.

Qual é a importância de todos esses cuidados? É garantir a qualidade de vida dos funcionários, além da qualidade da produção e dos produtos fabricados. Todas as técnicas que são utilizadas para prevenir os acidentes, são então passadas para os funcionários que trabalham no laboratório; a orientação dos trabalhadores, sobre todos os devidos cuidados que devem ser tomados para que não haja acidentes, é uma das chaves que tem a sua importância, pois o funcionário pode aprender sobre como ter segurança no local onde ele está trabalhando. Não há como prevenir aquilo que não se conhece, dessa forma, a conscientização é uma das principais formas de se reduzir os acidentes de trabalho. Palestras e cartazes ilustrativos são algumas formas de passar essas informações para todos os funcionários de maneira leve e adequada às exigências que o laboratório em que estão trabalhando pede.

A utilização de equipamentos de segurança, explicações para promover os cuidados de saúde no trabalho e a redução de acidentes são apenas alguns exemplos de como manter um laboratório bem estruturado e organizado. Um laboratório adequado para a realização das análises químicas tem total importância para garantir a segurança de todos os funcionários que estão trabalhando.

Quem somos

Empresa Júnior desde 2011 atuando no mercado profissional com qualidade e capacidade de realizar projetos com alta performance e atender as necessidades de nossos clientes.

Horário de funcionamento

Segunda a sexta
10:00 – 18:00

Telefone

(11) 97694-5672

Acompanhe-nos

Rolar para o topo
Mande uma mensagem!
1
Conte como podemos te ajudar!
Olá!
Agora você pode falar com a EJEM, pelo WhatsApp.