8 Problemas de uma construção não planejada

8 Problemas de uma construção não planejada

Ana Beatriz Vanzelli Asensio

imagem com um projeto de uma construção

 Sem planejamento, a construção de edificações, de um sonho, pode se tornar um verdadeiro pesadelo, com problemas de longa duração e que comprometem até mesmo a segurança dos moradores. Existem vários erros muito comuns na construção civil, seja por desatenção de quem está realizando a obra, seja por falta de conhecimento técnico, mas o que realmente se vê é principalmente por falta de planejamento e de um projeto executivo de qualidade.

 Em geral, cerca de 25% do tempo dos profissionais que gerenciam o canteiro de obras é gasto apenas para solucionar problemas e imprevistos. Este cenário é chamado de gerenciamento de trabalhos não planejados, e causa prejuízos enormes para os contratantes desse serviço. 

  Visto que é necessário pagar para o profissional para, além de fazer o trabalho que deve ser feito, reparar o que não foi pensado pela falta de planejamento. Além do custo do material que não será aproveitado, e o custo do novo material a se utilizar. 

  A chave para o sucesso é fazer um bom planejamento antes de começar a obra. Além da comunicação entre projetistas e executores, para manter o alinhamento. Com isso, eventuais problemas podem ser resolvidos antes da edificação ficar pronta reduzindo os prejuízos.

  Infelizmente, muitas pessoas não contratam profissionais como engenheiros e arquitetos na construção de edificações, principalmente quando se trata de construir ou reformar a sua própria casa. Por conta disso, acabam começando uma obra sem um projeto devidamente planejado. 

  Ademais, é importante saber que uma construção sem o projeto e aprovação na Prefeitura é uma construção irregular, seja uma reforma ou um novo imóvel, o que pode gerar muitos problemas, como taxas e dificuldades na hora da venda para o proprietário. (Caso deseje saber mais sobe o projeto necessário nesses caso acesse no texto sobre projeto legal)

  Essa falta de planejamento pode fazer com que a construção tenha problemas estruturais, como fundações mal planejadas, sobrecarga na estrutura, entre outros. Tudo isso, pode colocar a obra em risco, comprometendo a segurança de todos, além de apresentar os problemas de trincas, fissuras, infiltração, entre outros.

  Entre os principais problemas de um mal planejamento em uma obra, podemos enumerar os seguintes:

 

  1. Necessidade de reformas pós-construção. Quando não há planejamento do espaço, a necessidade de uma reforma futura é quase certa. Pode haver uma dificuldade em acertar a distribuição dos espaços dos futuros móveis sem ter uma planta de layout. Devido a isso, uma construção mal planejada tende a acarretar problemas e custos futuros que não foram previstos.

 

   2. Erros na hora de escolher os materiais. Para obter um bom resultado, além de pensar na beleza, é preciso considerar as características do terreno, a exposição ao sol, à chuva e outros pontos importantes da obra para uma escolha correta dos materiais. Um erro muito comum na construção de casas, é colocar madeira em locais em que há a exposição à água ou ainda pisos polidos e escorregadios em áreas externas. Todos esses erros podem ser evitados por meio de um planejamento correto e um projeto bem feito que contemple os materiais de cada região, pensados previamente, considerando mais que a estética. 

 

   3. Tomadas de mais, ou de menos, e também problemas com a potência de aparelhos eletrônicos. Sem o planejamento desses itens, quando o imóvel for ser utilizado, pode existir uma falta de tomadas em lugares nos quais utilizam-se muitos equipamentos simultâneos, e excesso em lugares não tão utilizados. Além de problemas na hora de instalar chuveiros que superem a potência da instalação elétrica ou na instalação de eventuais aparelhos de ar-condicionado. Acarretando problemas e dificuldades para todos que utilizarem aquele imóvel. (Entenda o benefício de uma instalação elétrica)

 

   4. Algumas coisas simples, mas que afetam diretamente a qualidade de vida dos moradores/ocupantes. É preciso pensar em todas as eventuais necessidades dos ocupantes. Seja desde um corrimão na escada, ou a iluminação adequada para a realização de alguma atividade específica, como a leitura de um livro, ou cozinhar. Sem um planejamento prévio é muito difícil de contemplar todas essas necessidades na construção inteira.

 

   5. O caimento de forma inadequada da água e o desnível no piso. O caimento inadequado da água é principalmente marcado por poças enormes ao lavar o banheiro, a cozinha ou o quintal, devido à dificuldade da água escoar até o ralo. Se o imóvel já sofre com esse mal, não existe muito o que pode ser feito, a não ser quebrar todo o chão do cômodo e refazer a caída de forma correta. Entretanto, se isso for pensado durante o planejamento da obra, esse problema pode ser evitado facilmente.

 

   6. Tubulação hidráulica com problemas. O maior problema em não se fazer um planejamento da parte hidráulica está na possível falta de pressão da água que isso pode gerar. As tubulações podem acabar realizando os chamados “morrinhos”, quando os canos contornam portas ou outras coisas, subindo e descendo, fazendo com que a água perca pressão e fique acumulada. A única forma de resolver isso é quebrando as paredes e modificando toda a tubulação do cômodo, o que gera um grande gasto e incômodo para os ocupantes. Por isso, é mais fácil evitar esse problema fazendo o planejamento hidráulico antes de construir.

 

   7. Obter um ambiente desagradável e não funcional. Ter espaços funcionais e agradáveis não está relacionado com o dinheiro gasto, mas sim com o planejamento para definir os detalhes e tudo que os ocupantes irão necessitar. Escolher os locais apropriados para colocar as tomadas e os aparadores, e posição de cada cômodo, já pode melhorar muito a funcionalidade de sua construção. Se a sua construção for para um ambiente corporativo, a falta de planejamento será extremamente prejudicial. Uma decoração com cores fortes, acústica não planejada e o uso de móveis pouco funcionais prejudicam a concentração e a disposição dos colaboradores, reduzindo o rendimento da empresa.

 

   8. Ter altos custos na construção. Uma das vantagens ao planejar uma construção, é a redução dos custos. Se ela for mal executada, poderá consumir muitos materiais e gastar um tempo excessivo para ficar pronta, além de necessitar de reparos para consertar eventuais problemas, gerando ainda mais gastos. Por isso, é necessário pesquisar materiais e mão de obra que vai ser utilizada.

 

  Dessa forma já é possível perceber que muitos dos problemas mais comuns na construção de edificações, principalmente de casas, podem, e devem, ser evitados com um bom planejamento e com a orientação de profissionais da área. Lembrando que o barato pode sair caro, e querer economizar muito em construções civis pode colocar a vida dos moradores em risco e fazer com que a obra tenha uma durabilidade infinitamente menor, além de causar diversos incômodos para quem lá ocupar.

  Um projeto não é apenas fazer uma planta, um projeto é pensar em todas as coisas que serão necessárias para os ocupantes daquele espaço, envolve cortes e vistas, o planejamento do piso, do acabamento, e de várias coisas que quem não tem um bom conhecimento da área pode nem saber que é necessário. 

  Para evitar todos os problemas citados, e muitos outros, na sua construção, é essencial contratar uma empresa especializada e com um bom conhecimento na área, que possa oferecer todo auxílio, e ajudar com todos os passos e detalhes do planejamento da construção. Além de condizer o planejamento com a execução da obra, mantendo sempre uma boa comunicação. Com um bom planejamento, a obra será mais segura e confortável para todos, e irá evitar qualquer infortúnio.

Quem somos

Empresa Júnior desde 2011 atuando no mercado profissional com qualidade e capacidade de realizar projetos com alta performance e atender as necessidades de nossos clientes.

Horário de funcionamento

Segunda a sexta
10:00 – 18:00

Telefone

(11) 97694-5672

Acompanhe-nos

Rolar para o topo
Mande uma mensagem!
1
Conte como podemos te ajudar!
Olá!
Agora você pode falar com a EJEM, pelo WhatsApp.