8 Motivos para Investir no Mercado de Cosméticos

Elisa Rodrigues de Souza e Rafaella Santos Damaro

Mercado de Cosméticos

Panorama mundial

Nos últimos anos, o mercado de cosméticos vem crescendo no Brasil e se firmando como um dos mais promissores do mundo. Chegou a atingir a marca de 29,62 bilhões de dólares em 2019 e hoje é o quarto maior mercado mundial de cosméticos e cuidados pessoais. Devido a isso, vem alcançando países como Estados Unidos, China e Japão, em faturamento, vendendo produtos para cabelo e pele, perfumes e produtos para higiene bucal, por exemplo.

Esse crescimento é resultado de diversos fatores e mudanças nos hábitos pessoais dos consumidores. Uma delas é o aumento da preocupação com a sustentabilidade, que reflete no mercado de cosméticos, visto que 32% dos brasileiros tem preferência nesses produtos nos dias de hoje, e como resultado, itens Cruelty Free, produzidos sem testes em animais, cresceram 61% a mais dos produtos não sustentáveis, e aqueles com ingredientes naturais cresceram 124%, no país.

Outro fator é o aumento dos gastos do público feminino nesse segmento, no qual representa 70% dos consumidores do ramo farmacêutico. Da mesma forma, o número de homens que investem no setor de beleza não para de crescer. Claramente o crescimento é mais lento, mas ainda está em ascensão. Em 2017, só os produtos de beleza masculina atingiram um faturamento de US$ 6,2 bilhões. 

Sem contar que, não há interferência por parte do governo nos preços destes produtos e, por consequência, o Brasil é um dos campeões mundiais no consumo per capita de cosméticos.

Mercado de Cosméticos na pandemia e crise

Apesar da crise mundial, esse mercado teve um avanço significativo em meio a pandemia. O setor finalizou 2020 com um crescimento de 5,8%, de acordo com a ABIHPEC (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos), e vem se consolidando cada vez mais, de forma equilibrada.

Esse ótimo desempenho foi, entre outros fatores, resultado da intensificação dos hábitos de higiene pessoal, que são precauções do contágio do vírus. O álcool em gel, por exemplo, teve uma alta de 808%, seguido por lenços e toalhas de papel, sabonetes e papel higiênico. E, deste modo, o faturamento do comércio digital de cosméticos cresceu 68% nos primeiros meses de 2020.

 

Bom para investir?

Vimos, entre outras coisas, que o mercado de cosméticos é uns dos que mais crescem do país, mesmo com a crise, que tem uma frequência alta de compra, além disso suas vendas podem trazer retorno em pouco tempo com uma alta margem de lucro.

Por esses e outros motivos, é possível dizer que o mercado de cosméticos merece atenção dos empreendedores e daqueles que querem investir e, para isso, segue abaixo outros 8 motivos para investir neste mercado:

  1. São produtos que demandam reposição

Os cosméticos são produtos que acabam a curto prazo e por isso o consumidor compra e logo precisa comprar novamente. Dessa forma, resulta em um ciclo de venda efetiva, fazendo com que o vendedor cresça rápido no mercado.

Importante citar também que, atrelado a isso, é indispensável que neste intervalo de compra o vendedor trace estratégias de vendas, como marketing do produto e promoções específicas para fidelizar seus clientes. Caso esteja interessado em planos de ações eficazes e benefícios do marketing, acesse nosso material AQUI e confira!

Se observarmos os dados estatísticos do mercado de cosmético de anos anteriores, vê-se que ele teve um crescimento exponencial, sem oscilações. Porém, mesmo assim, é necessário analisar o cenário geral e as projeções futuras, para garantir um bom investimento.

Pode-se analisar essas projeções pelo comportamento do segmento em relação aos períodos do ano e o faturamento das maiores empresas do ramo. Hoje, por exemplo, a maior empresa do segmento é a Amway com faturamento de US$ 8,5 bilhões e a Natura &Co, em segundo lugar, com faturamento de US$ 7,16 bilhões. Este cenário mostra-se estável, refletindo perspectivas globais promissoras.

  1. Há incrível diversidade de produtos e público segmentado

As linhas de produtos cosméticos podem ser ramificadas e bastante diversificadas, e isso é um ponto muito positivo. As opções nesse mercado são amplas e, como o público é segmentado, é possível focar na venda de determinados produtos, como os mais procurados e lucrativos, e diversificar ao atender as necessidades de vários tipos de pele, cabelo, entre outros.   

É interessante ter linhas que atendam uma gama grande de pessoas, mas também é importante direcionar produtos para um público-alvo determinado. Sendo assim, é de extrema importância entender o mercado e identificar seus consumidores antes de investir, pois assim será mais assertivo e eficaz nas vendas.

  1. Alta demanda

Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o brasileiro se preocupa tanto com a aparência que gasta mais com beleza do que com comida, isso, também, porque 66% da população brasileira acreditam que gasto com beleza é necessidade e não luxo.

Além disso, esse segmento inclui mulheres e homens de todas as idades e perfis, e um mercado que abrange um público que, além de grande, possuem o desejo em investir na própria aparência, definitivamente é um mercado promissor e não é à toa que cresce cada vez mais.

  1. Excelentes margens de lucro para revendedores

No mercado de cosméticos, qualquer tipo de vendedor, seja ele autônomo, distribuidor, revendedor ou dono de loja, apresenta ter margens líquidas de lucro bem promissoras. Normalmente, giram em torno de 30% ou mais, no qual é uma porcentagem significativa neste tipo de mercado.

  1. O PDV é específico e altamente rentável

É comprovado que pontos de vendas (PDV) com produtos específicos de cosméticos vendem mais que lugares genéricos como farmácias e supermercados, isto porque algumas consumidoras são fiéis a determinadas marcas e normalmente as mesmas são dificilmente encontradas em qualquer lugar. Deste modo, as vendas crescem e os pontos de venda também, aumentando, consequentemente, o mercado.

7.  A internet está a favor do mercado de cosméticos

As lojas virtuais estão em alta atualmente, e não é diferente no ramo de cosméticos. Além da facilidade das compras online e da divulgação assertiva que a internet possibilita, a maioria dos produtos desse ramo são compactos, em peso e volume, favorecendo e possibilitando o seu envio para inúmeras localidades espalhadas pelo Brasil.

8. Disponibilidade de fornecedores de alta qualidade

É notável a quantidade de fornecedores que trabalham com produtos da beleza. Ao investir em cosméticos, esse volume é uma boa oportunidade, visto que existirá um mar de opções para seu negócio. Por esse motivo, também, é importante fazer um bom estudo para iniciar seu empreendimento, determinando seu(s) melhor(es) fornecedor(es) em termos de qualidade, prazos, custo benefício, flexibilidade, entre outros, para saber exatamente com quem você está contando.

Para enfrentar

Após todos esses pontos positivos, é fundamental citar as possíveis dificuldades que serão encontradas. Visto que, este mercado é muito vantajoso para se investir, haverá por consequência uma grande concorrência em praticamente todos os nichos.

Portanto, é essencial que o negócio aposte em inovações com os produtos e mantenha um padrão alto de qualidade, a fim de ganhar espaço na área, e com o leque de fornecedores disponíveis e a diversidade que esse mercado proporciona, já temos meio caminho andado para conquistar os consumidores.

Outro ponto importante que deve ter atenção é a necessidade de autorizações sanitárias e operacionais, para clínicas de estética, salões de beleza e etc., que devem existir e ser sempre respeitadas.

Concluindo

Investir é entrar de cabeça em uma ideia e escolher um caminho que, inevitavelmente, tem incertezas, e por isso deve-se ser cauteloso, principalmente em momentos de crise, e investir em mercados promissores que tragam retornos.

E o mercado de cosméticos, como vimos, é uma ótima opção para investir, tanto pelo público, pela variedade de produtos, pela lucratividade, por ser considerado “anticrise”, e outros motivos além dos já citados anteriormente. Seus benefícios são grandes e as dificuldades reversíveis, refletindo em um bom caminho a seguir e se jogar.

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