7 vantagens em realizar um projeto fotovoltaico

7 vantagens de realizar um projeto fotovoltaico

João Pedro Vellardo

Os raios solares, além de trazer luz e calor ao nosso planeta, podem ser utilizados para gerar energia.  Essa fonte de eletricidade é chamada de fotovoltaica e podem ser muito bem utilizadas para a realização de projetos. A grande maioria deles se baseia em converter a energia solar em eletricidade para uma casa, empresa ou qualquer estabelecimento.

“A conversão de energia solar em energia elétrica ocorre por meio de um processo limpo e sustentável. Isso quer dizer que a geração de eletricidade por projetos fotovoltaicos não tem produz nenhum tipo de poluente ao meio ambiente.”

O projeto fotovoltaico mais comum atualmente é a instalação de painéis solares em residências, o que gera eletricidade no local. Assim como todo projeto com essa finalidade, a instalação desses painéis traz uma série de benefícios. Uma das principais vantagens é contribuir para a redução da degradação do meio ambiente e do uso de combustíveis fósseis.

      Portanto, aqui estão 7 vantagens de realizar um projeto fotovoltaico:

1 – Energia sustentável

A conversão de energia solar em energia elétrica ocorre por meio de um processo limpo e sustentável. Isso quer dizer que a geração de eletricidade por projetos fotovoltaicos não tem produz nenhum tipo de poluente ao meio ambiente. Portanto, sendo um meio renovável de energia, aproveitar a luz solar para gerar eletricidade não prejudica o Planeta Terra.

2 – Baixa manutenção

            Os projetos fotovoltaicos tem em média uma longa duração, alguns ultrapassam até os 30 anos, portanto necessitam de pouca manutenção. As estruturas que geram energia, contidas nos projetos, funcionam por meio de uma tecnologia independente, apenas captando a luz solar. Por isso, trocar equipamentos, ou necessitar de reparos mecânicos constantes é algo raro em projetos como esses por bastante tempo. Logo, um único estabelecimento pode contar com eletricidade vinda do sol por muitos anos, necessitando apenas de uma atenção especial.

3 – Boa relação custo-benefício

            Um estabelecimento não necessita de um projeto fotovoltaico muito extenso para conseguir gerar toda a energia elétrica necessária. Diante disso, o preço pago é bastante acessível, pois o projeto proporciona alta potência para uso residencial, comercial e industrial.

4 – Viabilidade territorial

            Para gerar energia através de projetos fotovoltaicos não são necessárias imensas estruturas em regiões específicas. Diferentemente de energias produzidas por hidrelétricas, as estruturas fotovoltaicas podem ser colocadas em qualquer lugar, desde que haja incidência solar. Além disso a energia é consumida no mesmo local onde é produzida, não necessitando de usinas ou linhas de transmissão.

5 – Geração de créditos de energia

            Há casos em que o projeto fotovoltaico produz uma quantidade de energia maior que a necessária  para abastecer o local. Diante dessa circunstância, a eletricidade que sobra é transformada em créditos, que representam o volume de energia emprestado à concessionária. Então, esses créditos, são usados durante a noite ou em períodos de baixa incidência solar, sem gerar mais custos. Portanto, esse sistema de funcionamento causa uma maior facilidade e uma significativa redução de custos.

6 – Economia

Investir em projetos fotovoltaicos limita-se somente ao projeto, à aquisição e instalação dos equipamentos necessários. Pelo fato do projeto durar muitos anos, o valor gasto na compra é bastante compensado com o passar do tempo. Com uma redução na conta de luz, os custos são reduzidos em cerca de 80% após a instalação do projeto.

7 – Valorização do imóvel

            Segundo alguns especialistas na área, a instalação de um sistema fotovoltaico pode valorizar o imóvel em até 8%. Isso ocorre porque um estabelecimento que conta com uma estrutura dessa apresenta mais destaque no mercado imobiliário. Como consequência disso, pessoas que busquem um maior conforto, economia, sustentabilidade e modernidade em sua residência ou comércio, são atraídas.

QUANDO FAZER A MANUTENÇÃO ELÉTRICA NA MINHA CASA?

tomadas em série representando o mal uso e a necessidade da eficiência energética

4 PASSOS PARA REALIZAR A EFICIÊNCIA ENERGÉTICA

placas fotovoltaicas para captação de energia solar

SOLUÇÕES SUSTENTÁVEIS PARA EFICIÊNCIA ENERGÉTICA: ENERGIA SOLAR

Rolar para o topo