5 DICAS PARA EMPREENDER COM A CRISE

5 Dicas para empreender com a crise

Leonardo Pimenta

Lâmpada dentro caixa de pensamento

 

 

Empreender é como um sonho se realizando, a materialização de todo esforço e dedicação aplicados durante anos. Um medo constante a cada decisão tomada, por mais simples que ela pareça. Claro que em tempos difíceis, não é fácil empreender, o cuidado deve ser redobrado e suas estratégias devem tomar um novo foco. Porém não é por isso, que se deve desistir deste sonho. 

O Brasil passa por uma situação de crise financeira há anos, possuindo alto índice de pobreza e desemprego. Porém nada se compara aos tempos que vivemos atualmente, em que nos encontramos em meio a uma pandemia global. O surto do covid-19 causou um caos na economia de todo o planeta, e no Brasil isso tem sido ainda mais transparente. Afinal, o País está entre os que tiveram maior número de casos no mundo. 

 O cenário que nos encontramos não é fácil, e sem dúvidas pode ser desanimador. Porém, ao analisar diversos cenários como estes, chegamos a apenas uma conclusão que realmente importa: Não dura para sempre. E quando acabar, é importante que você esteja pronto para alavancar seus desejos, e levar seus negócios para onde sempre sonhou. Por isso, nós da EJEM listamos aqui 5 dicas para que você consiga empreender com a crise.

 

  • Corte de custos 

 

Embora existam diversas previsões, nunca se sabe ao certo quanto tempo dura uma crise. Pode durar meses, anos e até décadas. Por isso é essencial que os custos que você está tendo com seu comércio sejam todos de suma importância. Não nos referimos aqui a cortar apenas custos desnecessários, mas também custos que seu negócio pode já ter a anos. 

É um momento de, como já dito anteriormente, repensar suas estratégias e analisar se vale a pena todas as decisões previamente tomadas em um outro cenário. Tal análise de empreendimento deve funcionar como um funil, que quanto mais a crise avança, mais fundo ele fica, limitando ainda mais o que passa por ele e mantendo apenas o extremo essencial. 

Tudo deve ser repensado, desde custos menores, como assinaturas, á custos maiores e com grande impacto à sua empresa, como por exemplo uma loja física, algo que fica cada vez menos interessante conforme o avanço tecnológico. 

Sem dúvidas tal redução pode causar um impacto inicialmente negativo no seu negócio, possivelmente perdendo qualidade ou limitando sua área de trabalho. Porém isso é empreender, e caso feito de maneira lógica e racional, com o tempo o impacto deve ser contido. 

 

  • Pare investimentos

 

Sabemos que o desejo de crescer está na essência de empreender, porém tal desejo deve saber ser limitado, principalmente ao se tratar de momentos específicos. Sabe aquele possível terreno que te deu algumas ideias nas férias passada? Esqueça ele por enquanto!

Devido ao mercado incerto, não se sabe como ficará a valorização de cada segmento no mercado, por isso é o momento de esperar. Como sabem, ao investir, é esperado o retorno do dinheiro, quando não acontece, o investimento pode ser considerado um erro. A imprevisibilidade do mercado faz com que qualquer tipo de investimento seja mais arriscado do que nunca. 

Além da imprevisibilidade do mercado, é quase garantido que uma boa ideia não será desfrutada ao máximo durante tempos de crise devido às limitações dos consumidores, que são muitas vezes os mais afetados pelas crises. 

O melhor a se fazer é guardar suas futuras expansões para você por enquanto, aproveitando o momento para repensar e organizar melhor as ideias. Mas mantendo a prioridade atual, reservando toda sua energia para manter vivo o seu negócio. 

 

  • Inovação

 

São em momentos como esse que os seus talentos para empreender devem vir á tona. A crise gera dificuldades novas para o mercado, e com isso pode fazer com que você se veja em meio a um novo cenário. Tal cenário pode assustar, e para vencê-lo ou pelo menos suportá-lo, será necessário a implementação de ideias novas e fortes. 

Vale ressaltar que não nos referimos a novos conceitos, que exigem investimentos para ser produzidos, mas sim a diferente aplicabilidade de conceitos já existentes, muitas vezes adaptando sua forma de trabalho. Como por exemplo a prática de Home Office, algo que dominou o mundo na quarentena devido ao distanciamento social. Embora ele tenha se tornado essencial devido a necessidade momentânea, diversas empresas perceberam que a técnica funciona muito bem, e pode ser aproveitada quando o mundo retornar à normalidade, devido ao baixo custo de operação e alta efetividade. Dependendo da sua área de atuação, pode-se buscar modelos de ampliação que muitas vezes não exigem um alto custo financeiro, como por exemplo a aderência aos aplicativos de delivery. 

Tais adaptabilidades, além de manter o seu negócio respirando, o ampliam para uma nova gama de consumidores. Com isso, possibilita novos caminhos a serem seguidos, mesmo em uma época em que cada vez mais portas parecem se fechar para os que querem empreender. 

 

  • Parcerias

 

Poucas conquistas na vida são possíveis de se atingir sozinho. Muito importante sempre lembrar que a crise não vem apenas para você. Claro que para alguns ela será mais evidenciada do que para outros, mas não muda o fato de que muitos irão estar em situação alarmante. Por isso, garantir parcerias pode ser um ótimo respiro para o seu empreendimento, mantendo o suporte necessário para o negócio.

Tais parcerias não se referem apenas à grandes acordos financeiros. Valendo desde pequenas permutas á subcelebridades, até parcerias com suas próprias concorrentes, o importante é não estar sozinho. Os tempos são difíceis, e todos tendem a seguir a mesma direção, pois então leve a famosa frase “o inimigo do meu inimigo é meu amigo” a risca. Sendo contatos distantes, órgãos governamentais, lojas concorrentes à sua, o importante no momento que vivemos é nos unirmos contra uma causa maior.

 

  • Marketing

 

Não é possível falar de empreender, sem falar de marketing. Algo que desde sempre, possuiu suma importância sobre a venda de produtos e serviços. Conforme os anos avançaram, cada vez mais a importância do marketing tomou outras proporções, muito devido ao veloz avanço da tecnologia no início dos anos 2000. 

Como todos sabem, atualmente temos o Instagram, dentre outras redes sociais, como um dos, se não o principal meio de comunicação da maioria das empresas. O momento atual serve para justamente reestruturar a operação de marketing da sua empresas, se adaptando à nova realidade. Com isso utilizando as redes sociais como porta voz da empresa, e divulgando a mensagem necessária.

Através dessa comunicação, deve-se conseguir atrair novos clientes sem nem sair de casa. Sendo completamente necessário para qualquer empresa atualmente que vai tentar a sorte no mercado, pode-se classificar como um requisito mínimo para manter seu negócio vivo durante uma crise, principalmente, quando a crise consiste em manter a população dentro de suas próprias casas. 

Conhecemos a dificuldade de se jogar no mercado, e começar a empreender. Admiramos pessoas com este espírito empreendedor, e garra de alcançar seus objetivos. Como visto acima, não se baseiam em apenas questões financeiras, mas também em questões sociais, onde uma boa visão de mundo faz toda a diferença. Reestruturar a forma de comercialização nem sempre é fácil, porém às vezes se encontra necessário. Caso tenha dificuldade em se encontrar ao meio deste assustador novo cenário, recomenda-se um Plano Financeiro, que auxilia o empreendedor a ir mais longe e conseguir encontrar sua real posição no mercado. 

Vivemos tempos de luta, e é sempre bom lembrarmos que devemos estar todos juntos. O desânimo vem muito frequentemente, junto á vontade de abrir mão e desistir de tudo, mas lembrem-se, não irá durar para sempre. Quando menos repararmos, nossas vidas já estarão normalizadas, e prontos para voltar a empreender sem limites!

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Empresa Júnior desde 2011 atuando no mercado profissional com qualidade e capacidade de realizar projetos com alta performance e atender as necessidades de nossos clientes.

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