5 Benefícios de um Projeto de Exaustão

Gustavo Rocha Campos Nery

Exaustor de cozinha, um elemento do Projeto de Exaustão

 O QUE É?

Um projeto de exaustão é um projeto que garante a qualidade do ar no ambiente, faz o ar fluir e é fundamental em ambientes cuja troca de ar natural não exista ou não ocorra de maneira efetiva. Caso o ar fique parado no ambiente caracteriza-se como um ar de qualidade imprópria. Assim, o projeto de exaustão é perfeito para resolver esse problema, fazendo que o ar circule e se renove.

O projeto de exaustão também permite e assegura a eliminação de odores e de acumulação de partículas que sejam prejudiciais à saúde humana. Para cada ambiente é possível ter um projeto de exaustão, como em cozinhas, sanitários, indústrias e outros. Dessa forma, define-se como sistema de exaustão de ar um conjunto de dispositivos e equipamentos cuja função é retirar uma determinada vazão de ar de um ambiente de maneira controlada.

MAS, DO QUE É COMPOSTO UM SISTEMA DE EXAUSTÃO?

Um sistema de exaustão complexo pode ser composto de vários componentes, além de um próprio exaustor, como:

-Captor de ar

-Caixa de ventilação

-Equipamentos para tratamento de ar

-Rede de dutos e filtros

O exaustor é capaz de promover a substituição do ar quente pelo ar frio. O ar quente é mais denso e, portanto, se concentra na região superior do ambiente. O exaustor desloca esse ar quente para fora do ambiente, por meio de coifas ou das próprias janelas.

Além de ajudarem no controle da temperatura, os exaustores podem ser combinados com outros mecanismos, como os filtros, para melhorar a qualidade do ar.  O tipo, tamanho e preço dos exaustores também variam conforme a aplicação. Em aplicações industriais, os exaustores podem ser uma peça fundamental para o bem-estar e a segurança dos funcionários.

COMO É FEITO UM PROJETO DE EXAUSTÃO?

O projeto de exaustão pode ser dividido em 4 etapas: Estudo da aplicação, Projeto conceitual, Dimensionamento e Detalhamento e Documentação.

ESTUDO DA APLICAÇÃO

Esta etapa é importante pois se realiza um estudo detalhado que formará as bases para a construção do que é exigido no sistema final. Deve-se avaliar caso a caso, para cada tipo de aplicação, os pré-requisitos e limitações aos quais o sistema estará sujeito, como: temperatura e umidade de trabalho, faixa de vazão, limitações de custo, manutenção e espaço físico, etc. Todos esses fatores, que estão ligados a aplicação do sistema, devem ser estudados e detalhados nessa etapa.

PROJETO CONCEITUAL

Aqui define-se mais ou menos o que vai ser realizado, determinado o conceito para a resolução do problema, fazendo um desenho geral com os diversos componentes e validação do conceito pelo cliente.

DIMENSIONAMENTO

Nesta etapa é utilizada a modelagem física e uso de diversos softwares para o detalhamento do sistema. São calculados diversos parâmetros, como: dimensões das tubulações, suas geometrias, geometrias das transições e joelhos, número de abertura etc. Também é feito a seleção de filtros e ventiladores. Todo dimensionamento é feito visando a facilidade do processo, de montagem e instalação.

DETALHAMENTO E DOCUMENTAÇÃO

Por fim, é feito os detalhamentos e documentações necessárias, como o desenho técnico, além de outros documentos necessários para se fazer o projeto. 

Já sabemos o que é um Projeto de Exaustão e como ele funciona, porém, quais são seus benefícios? Veremos uma lista mostrando 5 benefícios de um Projeto de Exaustão.

PRODUTIVIDADE DOS FUNCIONÁRIOS

A produtividade de funcionários esta extremamente ligada ao seu bem-estar. Você está em um ambiente saudável, que proporciona o seu bem, pode aumentar bastante a sua produtividade. O investimento em sistema de exaustão bem feito melhora o ambiente de trabalho, pois retira impurezas e contaminantes do ar, que podem causar mal-estar de quem está no local, e injeta ar puro, essencial para vida. Um ambiente saudável, livre de impurezas aumenta a saúde dos funcionários, e potencializa sua produção. Além disso, os sistemas de exaustão podem ajudar no conforto térmico aos ambientes em que é aplicado.

SAÚDE 

Como já vimos, um bom projeto de exaustão aumenta bastante a produtividade dos funcionários que frequentam o ambiente, e um dos motivos é que ajuda na saúde deles. O projeto de exaustão faz o ar circular mais, e é tirada várias impurezas dele, e partículas que inaladas por muito tempo podem nos fazer mal. Além disso, um ar que circula bastante é muito benéfico para os seres humanos.

SEGURANÇA

Principalmente em indústrias, é muito importante um sistema de exaustão para segurança dos funcionários. Como para confinamento de gases expostos a temperaturas muito altas ou baixas, confinamento de gases tóxicos e circulação de ar que pode ter componentes prejudiciais à saúde humana.

FILTRAGEM

Muitas matérias primas podem ser suspensas no ar, e o ser humano inalar e ir para os tecidos pulmonares, caso de mineradoras, marmorarias, olarias, entre outros. O sistema de exaustão que possuem essas empresas pode pôr as partículas nos filtros, tirando-as de circulação. 

RETENÇÃO DE ODORES

Em sanitários principalmente é muito importante ter um Projeto de Exaustão para tirar os maus odores, e o ambiente ter uma circulação de ar, por questão de higiene também.

Quem somos

Empresa Júnior desde 2011 atuando no mercado profissional com qualidade e capacidade de realizar projetos com alta performance e atender as necessidades de nossos clientes.

Horário de funcionamento

Segunda a sexta
10:00 – 18:00

Telefone

(15) 99615-4524

Acompanhe-nos

Rolar para o topo
Mande uma mensagem!
1
Conte como podemos te ajudar!
Olá!
Fale com a EJEM pelo Whatsapp e faça seu orçamento agora!