4 Vantagens de ter uma Casa Automatizada

Jade Marcela Muller Brisola e Ricardo Mott Farah

    Diversas vezes ouvimos termos relacionado com automação residencial, assistentes virtuais, controle por voz, e muitos outros termos modernos, mas o que é exatamente uma Casa Automatizada?

    O nome “Casa Automatizada” se da exatamente pelo motivo de que o proprietário de uma casa tem a vantagem de controlar diversos eletrodomésticos por comandos em seu tablet, SmartPhone e até mesmo por comando de voz!

    Mas onde exatamente posso configurar esses comandos?

    Os comandos podem ser usados em refrigeradores, luzes, televisores, computadores, aspiradores de pé automáticos, tomadas inteligentes, fechaduras elétricas, entre muitos outros! Basta ter uma conectividade elétrica.

    Geralmente as casas automatizadas são configuradas a partir de um aparelho conhecido por “Echo Dot”! Que funciona exclusivamente por controle de voz e pode ser ligado aos outros aparelhos (se compatíveis).

    Esse aparelho inteligente pode realizar diversas tarefas, como ler notícias, ligar para contatos, navegar por seus canais de TV, regular o ar-condicionado, luz, tomadas inteligentes, e muito mais!

    O Echo Dot mais usado hoje em dia é conhecido como “Alexa”. Para iniciar qualquer comando o usuário deve chamá-la pelo nome, e depois solicitar o comando desejado! Por exemplo, se o proprietário chega em sua casa e quer colocar um filme enquanto faz uma pipoca para acompanhar, ela só precisar que sua SmartTv esteja conectada ao aparelho!

    A primeira Alexa foi lançada em novembro de 2014, pela Amazon. O aparelho chegou ao mercado com o rótulo de “assistente virtual”. O nome “Alexa” foi dado exatamente pois o aparelho reconhece com facilidade palavras que usam a letra “X”, o que torna mais fácil sua ativação de comandos.

    Vale ressaltar que uma Casa Automatizada é diferente de uma “Casa Inteligente”, pois a casa automatizada segue seus comandos, enquanto a casa inteligente não necessita de comando para realizar tarefas, ou seja, o sistema toma decisões pelo proprietário!

Assistente virtual de uma casa automatizada

VANTAGENS:

  1. Segurança

    As tecnologias empregadas na automação residencial estão fortemente atreladas a esfera de segurança doméstica. A sensação de proteção com a smart home é assegurada por sistemas interligados e que emitem relatórios constantes.

    Da mais simples até a mais complexa atividade, os sensores, sistemas biométricos, comandos de voz entre outras facilidades deixarão o morador com total controle sobre sua segurança. Isso pode acontecer com a presença no local ou não.

    Como por exemplo, um alarme é acionado por uma movimentação que vem do outro lado da casa, os sensores avisam o que há de errado e o morador pode tomar as devidas providências.

    Outra aplicação, é poder remotamente comandar a sua porta de entrada de qualquer lugar do mundo com o uso da tecnologia wi-fi.

    Sem contar que pode ser aplicada em questão de vazamentos, como de água e gás, com o sistema desligando as válvulas evitando desperdícios.

 

  1. Redução no consumo de energia

    É comum e quase automático pensar que uma automatização gaste mais energia, pela quantidade de equipamentos ligados a rede. Mas, ao contrário do que se pensa, o sistema te fará economizar!

    A casa automatizada proporciona um gasto financeiro menor quando chega a conta de luz, que é um dos serviços que mais sofre de variações de preços e tarifas.

    Por ser um sistema inteligente, há uma avaliação da eficiência da iluminação por exemplo, luzes ligadas sem necessidade ou com uma intensidade muito forte para o momento. O ar-condicionado que fica ligado, o aquecedor de água, os sensores identificam e desligam ou te avisam sobre a irregularidade.

 

  1. Praticidade

    Quem não gosta de ter uma rotina mais simples e facilitada? Imagine você em uma noite fria, levantando-se para pegar um copo de água na cozinha e correndo de volta para cama. De repente você lembra que esqueceu a luz ligada e tem que se levantar de novo da sua confortável cama.

    Com uma smart home tarefas assim podem ser resolvidas em um clique em um smartphone.

    Imagina poder ligar seu aspirador de pó para fazer a limpeza enquanto você está fora de casa, ou deixar o ambiente com a temperatura ideal comandando o ar-condicionado enquanto volta.

    Toda essa experiência é possível e acaba deixando o morador mal-acostumado com toda essa comodidade.

toque entre ser humano e inteligência artificial remetendo uma casa automatizada
  1. Controle

    Controle é o que resume todos os nossos tópicos anteriores, mas é o mais real e perceptível para quem adere a tecnologia.

    Tudo o que se precisa e o que nem se sabia que precisava pode ser resolvido de forma rápida. É possível deixar encargos que te preocupavam antes nas “mãos” eficientes da tecnologia.

    Mas como faço para automatizar minha casa?

    Depois de tantos benefícios e modernidades apresentadas fica difícil não entrar nessa tendencia, mas é claro que configurar todos os aparatos ao assistente virtual não é uma tarefa tão simples.

    Como já dito anteriormente, os primeiros passos de uma casa automatizada se resumem ao Assistente Virtual e os aparelhos compatíveis com ele.

        1 – Iluminação: Geralmente são usadas lâmpadas inteligentes de LED RGB, permitindo diferentes cores e intensidades de luz. Para funcionar basta instalar a lâmpada e integrá-la ao assistente virtual. Depois disso só falta testar os comandos para ver se tudo funciona como o planejado!

    Caso não queira usar lâmpadas inteligentes, uma opção não tão específica é o interruptor inteligente, que também pode ser conectado ao assistente virtual da casa automatizada!

        2 – Entretenimento: SmartTvs são integradas aos assistentes virtuais para que sejam controladas por voz. Assim, podemos configurar canais favoritos, controlar o volume, mudar de canais e navegar por seu menu de aplicativos;

        3 – Eletrodomésticos: Refrigeradores Smart podem ser configurados para diversas funções, como por exemplo o modo “turbo” em alguns modelos, e essas funções podem ser ativadas ou programadas a partir de comandos de voz;

    Ar-condicionado, aspiradores de pó automáticos, máquinas de lavar louça e roupa também podem ser configurados ao assistente virtual para que tudo isso seja feito através de comandos de voz ou programados para um certo horário!

        4 – Segurança: A segurança sempre foi um tópico muito importante quando colocado em foco. Uma casa automatizada pode apresentar benefícios muito interessantes e inovadores em relação a esse tema. Existem diversos sensores, câmeras e fechaduras inteligentes que podem ser conectados ao assistente virtual, e isso traz uma certa tranquilidade a residência, visto que o proprietário pode controlar tudo de forma ágil e fácil!

    Existem muitos outros produtos sendo desenvolvidos e é por esse motivo que o ramo das casas automatizadas vem crescendo cada vez mais!

CONCLUSÃO:

    Para pessoas com hobbies diferenciados, a automação residencial pode ser uma atividade muito interessante! Apesar de gastar um tempo considerável programando todos os aparatos e ferramentas de uma casa automatizada, no final isso vale a pena! Todo o tempo gasto com certeza seria recuperado no momento de realizar comandos para a central do(a) assistente virtual!

    No entanto, nem tudo tem apenas pontos positivos. Apesar de toda essa comodidade e segurança valer muito a pena, temos que falar sobre o tempo e a dificuldade de programar/conectar seus eletrodomésticos e aparelhos.

    Dependendo do aparelho, a conexão é facilitada, como em algumas smartTvs, que a conexão é feta simplesmente conectando sua Tv a assistente virtual por bluetooth! Basta parear os dispositivos e pronto!

    Para aparelhos diferentes de tvs e afins, como aspiradores de pó automáticos e outros, devemos seguir todo passo-a-passo sugerido por seu manual ou até mesmo assistir alguns vídeos na internet para garantir uma conexão bem feita por toda sua casa automatizada!

    Colocando em prova e medindo as vantagens e desvantagens de se ter uma casa automatizada, podemos presumir que em breve, a grande maioria das residências do mundo todo terão ao menos algumas de suas partes automatizadas!

Banner newsletter

Quem somos

Empresa Júnior desde 2011 atuando no mercado profissional com qualidade e capacidade de realizar projetos com alta performance e atender as necessidades de nossos clientes.

Horário de funcionamento

Segunda a sexta
10:00 – 18:00

Telefone

(11) 99260-4172

Acompanhe-nos

Rolar para o topo
Mande uma mensagem!
1
Conte como podemos te ajudar!
Olá!
Fale com a EJEM pelo Whatsapp e faça seu orçamento agora!