4 Razões para se ter um Layout no Canteiro de Obras

Pedro Rodrigues & Taís Hayar

Representação de um canteiro de Obras

Ter uma coordenação dos materias que vão ser usados, ou seja, ter uma organização sobre a logistica é um ponto de extrema importancia e que deve ser levado em consideração em tudo que deseja ser realizado. Na construção civil isso não é diferente, pelo o contrário, se torna indispensável, principalmente em questões voltadas á logistica de canteiros de obras.

Em um canteiro de obras, a logistica se torna a palavra chave. Saber posicionar a materia prima, mão de obra e equipamentos de uma maneira eficiente é de extrema importância para otimizar os fluxos, para assim garantir que o equipamento certo chegue a mão da pessoa certa no momento certo, evitando-se desperdicios, perda de tempo e consequentemente gastos inesperados e desnecessários. 

Falando desse modo até parece algo óbvio, mas na prática é um ponto extremamente complexo, que envolve uma visão analítica e organizacional aguçada por parte de engenheiros e arquitetos. Quer se adiantar nessa parte e tomar atitude frente a esse tipo de problematica e diminuir custos e torna o seu canteiro de obras organizado e a sua obra em si eficiente? Então veja como um layout do seu canteiro pode fazer toda a diferença.

Layout de canteiro de obras é realmente importante? 

A resposta para essa pergunta você pode ter certeza de que é sim, muito importante por sinal. O layout deve ser a primeira coisa a pensada e estruturada numa construção, antes mesmo da construção em si, pois como sabemos um canteiro de obras é vitima de várias etapas que compõem a construção como um todo. Portanto, a divisão correta do posicionamento de equipamentos e matéria prima durante cada etapa da obra é crucial para a circulação de pessoas e definição de o que é usando quando e onde.

Consequentemente, isso cria tais benefícios:

  – Menor custo de transporte;

  – Acessibilidade aos equipamentos;

  – Facilidade em bater os prazos em decorrência da eficácia da obra;

Previsão do espaço disponível 

Um outro fator bem importante referente a ser ter um planejamento de layout no seu canteiro de obras é saber o espaço que será utilizado para armazenar todos os equipamentos que será utilizada em cada etapa e fazer a sua correta divisão, impedindo a invasão do espaço do terreno vizinho e nem o espaço da construção em si

Isso tudo ajuda a valorizar o tempo produtivo de suas equipes, sabendo e dividindo o que será usado em cada etapa da construção

Armazenagem Segura

Outra vantagem em ter um layout do canteiro de obras é a armazenagem dos materiais utilizados. Ao calcular bem onde ficarão os materiais, o tráfego de pessoas e maquinários no canteiro de obras é mais fluído e o tempo de transporte dos materiais até o local correto faz com que o trabalho seja mais agilizado e harmônico. Ou seja: mais produtividade também.

Outro fator de extrema importância a ser levado em consideração nessa parte, é a questão do que tem que ser armazenado aonde, pois não basta apenas armazenar tudo no mesmo lugar, sendo que existem materiais que possuem alguns pré-requisitos para armazenagem, como a madeira, sacos para que desse modo nada seja perdido e também que nada seja danificado podendo eventualmente causar algum perigo.

A desorganização sempre prejudica a produtividade, não importa se no canteiro de obras ou na mesa do escritório. Equipamentos e materiais bem armazenados agilizam as coisas e evitam defeitos na execução e perdas desnecessárias. Para tanto, os locais de estocagem devem ficar cobertos e em locais de fácil acesso. Não permita que objetos obstruam a passagem.

Empregar a mão-de-obra para a organização pode parecer desperdício a princípio, mas o retorno em longo prazo é maior. Pense, por exemplo, em materiais deixados expostos às ações climáticas. Uma tempestade repentina pode estragar areia, cimento e danificar lajotas.

Boa Reputação 

O canteiro de obras é o cartão de visitas de sua empresa. Apresentar um local limpo e organizado certamente vai impressionar os visitantes e ajudar a fechar novos negócios, sobretudo em regiões de alto poder aquisitivo. Afinal, quem quer contratar uma empresa que faz um serviço sujo e perigoso?

Ter toda a documentação em dia e respeitar as normas causa de imediato uma boa impressão aos clientes. Para isso, é necessário se atentar as especificações da NR-18 e providenciar os espaços adequados para que tudo funcione de modo eficiente e organizado.

É uma ação que depende tanto do engenheiro responsável quanto do proprietário. Os custos podem parecer altos, a princípio, mas o ganho nos anos seguintes em segurança, reputação e produtividade certamente vão valer a pena.

Organização salva vidas

Independentemente do que está sendo construído, proteger a vida humana é um fator primordial, e manter um local de trabalho desorganizado gera grandes possibilidades de riscos que afetam a saúde. Então, para que essas situações sejam evitadas, o primeiro passo é manter o local sempre limpo.

O corte de madeira, aço ou mármore, gera diversos resíduos que devem ser descartados da forma correta sempre. Substâncias tóxicas também estão presentes nos canteiros de obras e devem ser mandados para o lixo apropriado.

Mas como fazer um canteiro de obras organizado?

  • Crie uma ferramentaria 

Infelizmente, é muito comum encontrar, em canteiros de obras, ferramentas espalhadas ou até mesmo jogadas. Além de deixar o local muito desorganizado, isso pode atrapalhar a produtividade, fazendo com que as ferramentas não sejam encontradas quando necessário e que as pessoas se acidentem.

Tudo isso pode ser evitado com a criação de uma ferramentaria na obra. Dessa forma, todas as ferramentas ficam devidamente guardadas, sendo solicitadas apenas quando necessário, evitando problemas e mantendo o canteiro organizado.

  • Manter com os trabalhadores apenas as ferramentas em uso

Todas as ferramentas que estiverem com os pedreiros e serventes devem estar em uso. As demais ferramentas devem ser devolvidas à ferramentaria para garantir a organização do canteiro e deixá-las disponíveis para outras pessoas.

  • Manter a limpeza

Outra forma de manter a organização do canteiro de obras é orientando todos os envolvidos na obra a manterem o ambiente sempre limpo. É muito importante que latas utilizadas, sacos de cimento, embalagens e outros itens sejam devidamente segregados e jogados no lixo.

Manter o canteiro sujo não transmite boa impressão da obra e deixa o local bastante desorganizado, além de poder causar acidentes de trabalho. Portanto, é fundamental que todos sejam orientados a jogar o lixo nos locais apropriados e manter o canteiro arrumado.

  • Especifique locais para os equipamentos

Todo canteiro de obras deve possuir uma área específica para o “estacionamento” de máquinas e equipamentos. Como a grande maioria das máquinas utilizadas na construção civil é robusta e/ou de grande porte, quando não guardadas no local correto elas podem prejudicar o fluxo de atividades da obra e manter o canteiro desorganizado.

Assim, deve-se delimitar uma área na obra — de preferência, nas margens do canteiro — para que as máquinas sejam deixadas de forma organizada e sem interferir nas operações.

  • Alugue ferramentas e equipamentos

Uma dica para manter o canteiro de obras limpo e organizado é diminuir a quantidade de máquinas e ferramentas nele. Isso pode ser feito optando pelo aluguel dos equipamentos, que são entregues somente quando necessário e recolhidos logo após o uso.

Além de manter menos equipamentos no canteiro e facilitar a organização, consegue-se reduzir os custos da obra, visto que não será necessário comprar diversos itens nem gastar com a manutenção das máquinas. 

estudo de viabilidade técnica e legal

 Conclusão

Um canteiro de obra bem organizado pode parecer um gasto desnecessário num primeiro momento. No entanto, ele agrega muito valor à obra e pode evitar muitos gastos futuros. Investir num bom layout é indispensável para o bom funcionamento da obra e segurança para os funcionários.

Quem somos

Empresa Júnior desde 2011 atuando no mercado profissional com qualidade e capacidade de realizar projetos com alta performance e atender as necessidades de nossos clientes.

Horário de funcionamento

Segunda a sexta
10:00 – 18:00

Telefone

(11) 97694-5672

Acompanhe-nos

Rolar para o topo
Mande uma mensagem!
1
Conte como podemos te ajudar!
Olá!
Fale com a EJEM pelo Whatsapp e faça seu orçamento agora!