4 Dicas para você começar a construir

4 Dicas para você começar a construir

Gustavo Silva

Homem começando a construir uma obra

 Construir a sua casa, aquela propriedade dos sonhos no litoral, ou até mesmo uma nova sede para o seu trabalho é um sonho a ser construído(literalmente). E como empreender nisso? Como começar um Projeto Arquitetônico, e dar vida a esse objetivo? É preciso, planejamento, coragem, organização. Além desses preciosos recursos que não podemos comprar em uma loja, uma série de materiais, serviços e profissionais para executá-los, por onde iniciar?

        Começar a construir pode parecer assustador, e é provável que em alguns casos realmente seja. Aqui vamos ver algumas dicas práticas para começar o seu Projeto Arquitetônico, e mais que isso, garantir maior estabilidade e tranquilidade na sua execução, e porque é tão necessário ter um bom projeto, que é um primeiro passo para realizar esse sonho. 

E claro, se trata de um grande desafio, recheado de dúvidas, estudo e termos técnicos, mas isso não é uma total realidade. Para contratar e até mesmo desenvolver o projeto, você poderá contar com profissionais e pessoas que certamente tratarão de toda a parte técnica possível. Portanto, aqui vamos tentar entender melhor sobre como se desenvolve, e melhor ainda, como começar seu Projeto Arquitetônico, como começar a construir.

O Projeto Arquitetônico se assemelha à produção de uma música, se divide em três partes: Pré-Produção(fase preliminar, de estudo, analisando a situação e propósito do projeto), Desenvolvimento(preparo de um projeto resumido, acerto de expectativas, alinhamento de pequenos detalhes) e por fim, Produção(desenvolvimento final do projeto e conclusão). Cada uma delas cumprindo seu papel, e sendo completamente ligadas e dependentes das anteriores, precisando de versos e estrofes, até chegar ao seu refrão.

Seguindo essa ideia, e tendo certeza de que construir seu imóvel é um sonho real, e que com os cuidados e passos certos, certamente será realizado. Vamos expor 4 dicas para você começar a construir.

Dica 1: Defina o lugar onde deseja construir. Esse parece um conselho óbvio, e de fato é. Acontece que por vezes, muitas pessoas têm um projeto em mente, mas não possuem um lugar compatível com seu desejo. Seja por não ter o espaço suficiente, ou o terreno possuir algum desnível que impossibilite a ideia, ou até pela região não permitir aquele determinado tipo de construção. 

Quando planejar uma construção, certifique-se de que o seu terreno é compatível com o que deseja fazer, e se suporta a obra. Caso haja alguma impossibilidade, esteja disponível para adaptações no seu pensamento inicial, a fim de não perder a sua essência, mas torná-la viável. 

Identificar o uso do imóvel, sua região e o que os imóveis semelhantes oferecem é um passo valoroso nessa etapa, assim você pode obter referências, e também aprender com aquilo que outros tentaram e talvez não tenham sido bem-sucedidos. Além disso, estudar com precisão a propriedade e sua localização, trás uma maior base do que será a sua experiência real, no dia a dia daquele lugar, e assim, seguindo esse pensamento, vamos para o segundo conselho.

Dica 2: Tenha registro de todos os documentos necessários. Essa é uma parte importante para assegurar que tudo lhe correrá bem, por ser um novo projeto, algo a ser construído do zero, algumas documentações são de extrema importância, para que possa ter seu projeto arquitetônico aprovado diante dos órgãos públicos. Então, é muito importante manter à disposição todos os documentos sobre o imóvel, e manter constante verificação de que tudo está em ordem.

    Um outro ponto importante nessa fase é caminhar junto ao seu arquiteto/engenheiro ou projetista, o responsável por desenvolver, já que muitas variáveis podem depender da localização, zoneamento, e coisas práticas no projeto, como varandas, anexos, cômodos exteriores, entre outros pontos que terão seu potencial interesse na execução.

Dica 3: Separe com clareza o seu orçamento. É realmente difícil estipular com clareza os gastos para construir um imóvel, por isso, esteja ciente, e mais, se posicione com segurança em relação ao seu orçamento. Não comprometa além do que possa manusear, pois em caso de gastos extras além do esperado, é muito provável que precise parar o projeto até ter condições de realinhar. Seja realista, e tenha uma margem de segurança, para superar quaisquer surpresas indesejadas.

Para isso, é interessante montar um acompanhamento orçamentário para o seu Projeto Arquitetônico, contando gastos como, projeto, materiais e serviços. Tendo também uma estimativa de custo e um teto máximo. Esses números vão te auxiliar a manter uma boa condução, e gerir o seu precioso dinheiro para a construção.

Uma ótima estratégia é concentrar a maior parte de seus pedidos e compras em um mesmo fornecedor ou loja. Seguindo a ótica do varejo e atacado, o quão maior for o número de produtos e materiais, melhores condições para negociar você terá. Sendo assim, prepare uma boa lista de compras, e também o bom papo, a fim de conseguir os melhores descontos, e sair das lojas com o depósito cheio, mas não o com o bolso vazio.

Dica 4: Se prepare para mudanças. Saber onde está no início do projeto, e o seu alvo final é essencial, mas é igualmente necessário se preparar para os obstáculos que tendem a aparecer pelo caminho. Como vimos anteriormente, um projeto arquitetônico engloba muitas coisas, definitivamente vai do início à conclusão da construção, e é natural que algumas coisas não aconteçam como o planejado.

Estabeleça metas a serem cumpridas durante o projeto, isso pode ser feito através de um planejamento, ou até mesmo um calendário ou cronograma. Isso vale tanto para o período de organização durante o projeto quanto para a sua execução, assim é possível manter um acompanhamento do que está sendo feito, e realinhar o que precisa a tempo, a fim de não comprometer o resto do cronograma.

Por fim, ter profissionais capacitados e de total confiança por perto, que além de cumprir com o estabelecido para o projeto, vão conseguir trazer soluções honestas e precisas, combatendo possíveis dores de cabeça. Ter uma equipe que irá atender seu trabalho é essencial para trazer maior tranquilidade e segurança, de que as coisas irão correr bem, e que o projeto dará certo.

Realizar um Projeto Arquitetônico é realmente algo grande, mas próximo, e com as doses corretas de cada etapa, esse processo fluirá naturalmente. Construir exige seus testes, planejamento e organização, e como em todo empreendimento, inicialmente podemos não ter total certeza de como agir. Esperamos que essas dicas sejam úteis, e melhor que isso, esclarecedoras para o começo desse sonho, e que, de alguma forma, seja o incentivo que você precisava para iniciar.  

Quem somos

Empresa Júnior desde 2011 atuando no mercado profissional com qualidade e capacidade de realizar projetos com alta performance e atender as necessidades de nossos clientes.

Horário de funcionamento

Segunda a sexta
10:00 – 18:00

Telefone

(11) 97694-5672

Acompanhe-nos

Rolar para o topo
Mande uma mensagem!
1
Conte como podemos te ajudar!
Olá!
Agora você pode falar com a EJEM, pelo WhatsApp.